26.2.10

Imaginários Sociais Modernos -- nas livrarias a partir de 10 de Março






Colecção: «Pilares», n.º 5
Formato: 15,5 x 23,5 cm
N.º de páginas: 192
ISBN: 978-989-95884-7-9
Preço: 19,00 € (IVA inc.)


Tendo como pano de fundo a história da modernidade, Imaginários Sociais Modernos analisa as múltiplas facetas do imaginário social, caracterizado por três formas culturais chave: a economia, a esfera pública, e o autogoverno — ou seja, a soberania popular, herança comum ocidental dos dois acontecimentos maiores que marcam a nossa contemporaneidade: a Revolução Francesa e a Revolução Americana, e os percursos distintos que as caracterizaram.
Com uma concepção multidisciplinar e universalista do mundo, Charles Taylor apresenta e desenvolve os traços centrais da modernidade e os processos que estiveram na sua origem.
Imaginários Sociais Modernos mostra-se, assim, como um marco no ensaísmo moderno, e uma obra fascinante.


Charles Taylor (Montreal – Canadá, 1931) “é um dos pensadores políticos mais importantes do nosso tempo” (Sir Isaiah Berlin).
Professor de Direito e Filosofia na Northwestern University (Evanston), professor emérito de Ciência Política e Filosofia na McGill University, e ex-professor de Teoria Social e Política na Oxford University, Charles Taylor é autor de muitos livros e artigos, entre os quais, Varieties of Religion Today: William James Revisited, Sources of the Self: the Walking of the Modern Identity, The Ethis of Authenticiy, Hegel, e um notável ensaio, “The Politics of Recognition”, incluído na obra Multiculturalism.
Laureado com vários prémios (entre os quais o famoso prémio Templeton, no valor de um milhão e meio de dólares, e o prémio Kyoto, referido como o Nobel japonês), os contributos deste autor para o debate sobre teoria política e moral, a formação da identidade, o multiculturalismo; o secularismo e a modernidade conferem à sua obra uma incontestável projecção universal.

12.2.10

Charles Taylor em entrevista

No mesmo dia em que mostramos o nosso novo logótipo, partilhamos uma ligação para um vídeo com uma entrevista a um autor publicado pelas Edições Texto & Grafia, Charles Taylor.

Tendo como pano de fundo a história da modernidade, Imaginários Sociais Modernos analisa as múltiplas facetas do imaginário social, caracterizado por três formas culturais chave: a economia, a esfera pública, e o autogoverno — isto é, a soberania popular, herança comum ocidental dos dois acontecimentos maiores que marcam a nossa contemporaneidade: a Revolução Francesa e a Revolução Americana, e os percursos distintos que as caracterizaram.

Este livro, já traduzido para as línguas chinesa, holandesa, italiana, japonesa, espanhola e turca, tem agora também publicação em língua portuguesa.

O seu autor é o filósofo Charles Taylor (Montréal - Canadá, 1931) cuja obra tem sido uma relevante fonte de contributos nas áreas da filosofia política, da história da filosofia e da teoria social,
no programa Chasseurs d'Idées, da Téle-Québec, em 2001: http://real.telequebec.qc.ca/ramgen/idees/idees_2562_089.rm. (Em francês.)


[O vídeo em causa requer a instalação do RealPlayer no seu computador. Se ainda não o tiver, pode fazer o download gratuito aqui.]