14.8.11

FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT

De 12 a 16 de Setembro, as Edições Texto & Grafia participam na Frankfurt Buchmesse 2011, estando presentes no pavilhão da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Em nossa representação, deslocar-se-á o editor Joaquim Soares da Costa.

As Séries Televisivas











Título: As Séries Televisivas
Capa: Brochada
N.º de páginas: 192
Publicação: junho de 2011
ISBN: 978-989-8285-42-3
Preço: 19,00 € (IVA inc.)

Fenómeno tanto social quanto mediático, as séries invadiram os nossos ecrãs; de secundárias, passaram muitas vezes a "prato principal" da televisão. Acompanhadas com paixão por todas as classes sociais e etárias, as séries televisivas são parte integrante do quotidiano das nossas sociedades.

Esta obra procura compreender este fenómeno cultural e artístico excecional, apresentando as suas raízes económicas e culturais, mas revelando também as mudanças por ele provocadas no sistema de produção e nos modos de escrita televisiva.

Através de numerosos exemplos, desde O Caminho das Estrelas a Sete Palmos de Terra, da Missão Impossível  a O Sexo e a Cidade, são analisadas e comentadas estas novas formas narrativas e estéticas que trazem à cena mundos complexos e nos revelam personalidades da realidade do nosso tempo.

Jean-Pierre Esquenazi é sociólogo da cultura e professor na Universidade de Lyon 3. A sua área de intervenção abrange o conjunto das atividades culturais e artísticas; um dos seus campos de estudo privilegiados é o das obras cinematográficas e os seus públicos. Entre as suas obras mais destacadas, citemos Sociologies des oeuvres, Hitchcok et l'aventure de Vertigo, Sociologie des publics, Mythologie des séries de télé.

2.8.11

História de Portugal











Título: História de Portugal
Capa: Brochada
N.º de páginas: 168
Publicação: junho de 2011
ISBN: 978-989-8285-43-0
Preço: 16,00 € (IVA inc.)


A História de Portugal vista por um notável historiador francês. Esta edição inclui pela primeira vez um epílogo escrito por um seu discípulo, autor de vasta obra sobre história portuguesa contemporânea.

"Dois traços fundamentais caracterizam a História de Portugal; e começa por surpreender a precocidade dos acontecimentos que lhe formam a trama. De todos os países da Europa, Portugal foi o primeiro a realizar a sua unidade nacional e a fixar os limites territoriais que praticamente não sofreram alterações desde meados do século XIII. Foi também o primeiro a conhecer, em finais do século XIV, uma revolução «burguesa». Foi ainda o primeiro, nos séculos XV e XVI, a lançar-se aos oceanos para descobrir novas rotas de comércio e fundar impérios além-mar. Mas precocidade em História implica muita vezes fixidez e conservação do passado, como se estruturas cedo elaboradas só lentamente pudessem evoluir e modificar-se. Portugal, efetivamente, foi o último país da Europa a empenhar-se no processo de descolonização. Foi também uma das últimas nações onde se constituiu uma sociedade moderna, extraindo os seus recursos da indústria e não somente do comércio ou da agricultura. É por fim um dos estados onde o sentimento nacional parece manifestar ainda muitas reticências em sacrificar parte da sua independência a favor de organismos supranacionais."  (da Introdução)

Albert-Alain Bourdon, professor emérito na Universidade de Paris 8, é o autor principal da síntese admirável que é esta História de Portugal

Yves Léonard é investigador no Centre d'Histoire de Sciences Politiques, onde ensina história de Portugal do século XX, e autor de uma vasta obra sobre história portuguesa contemporânea