Colecção: índice, n.º 3
Formato: 16 x 24 cm
N.º de páginas: 288
ISBN: 978-989-95884-4-8
PVP: 26,00€ (IVA inc.)
Além de poderoso agente de lazer, o cinema está consagrado também como meio de expressão artística fundamental à nossa modernidade; por isso foi criando um vocabulário próprio, constituído por termos específicos, além de conceitos novos, necessários à análise da linguagem cinematográfica.
Este Dicionário Teórico e Crítico do Cinema reúne mais de 500 artigos sobre noções no âmbito da estética, da filmologia, das teorias semiológicas e linguísticas, da história da arte, da psicanálise e das ciências humanas aplicadas ao cinema, assim como de cineastas, críticos e teóricos que enriqueceram a reflexão sobre a 7.ª Arte.
Ferramenta indispensável a todo o cinéfilo ou estudante do cinema e do audiovisual, é também um guia precioso para uma visão de conjunto do mundo e da história do cinema.
Jacques Aumont é professor de história e de estética do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), e foi também director do Collège d'histoire de l'art cinématographique (Cinemateca francesa). Personalidade de destaque no ensaísmo e na crítica cinematográfica, é autor de uma vasta obra de análise crítica e divulgação, de que salientamos: O Cinema e a Encenação (Texto & Grafia, 2008), A Imagem (a publicar com a nossa chancela em Março de 2009), La théorie des cinéastes (2002), e Matières d'Images (2005), entre muitos outros livros.
Michel Marie é professor de história e de estética do na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual; ensinou igualmente no Québec e no Brasil, e é vice-presidente da Cinemateca universitária. Personalidade de relevo internacional no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de uma vasta obra, de que se destaca La Nouvelle Vague, une école esthétique, Esthétique du film, Analyse des films, Le jeune cinéma français.
Este Dicionário Teórico e Crítico do Cinema reúne mais de 500 artigos sobre noções no âmbito da estética, da filmologia, das teorias semiológicas e linguísticas, da história da arte, da psicanálise e das ciências humanas aplicadas ao cinema, assim como de cineastas, críticos e teóricos que enriqueceram a reflexão sobre a 7.ª Arte.
Ferramenta indispensável a todo o cinéfilo ou estudante do cinema e do audiovisual, é também um guia precioso para uma visão de conjunto do mundo e da história do cinema.
Jacques Aumont é professor de história e de estética do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), e foi também director do Collège d'histoire de l'art cinématographique (Cinemateca francesa). Personalidade de destaque no ensaísmo e na crítica cinematográfica, é autor de uma vasta obra de análise crítica e divulgação, de que salientamos: O Cinema e a Encenação (Texto & Grafia, 2008), A Imagem (a publicar com a nossa chancela em Março de 2009), La théorie des cinéastes (2002), e Matières d'Images (2005), entre muitos outros livros.
Michel Marie é professor de história e de estética do na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual; ensinou igualmente no Québec e no Brasil, e é vice-presidente da Cinemateca universitária. Personalidade de relevo internacional no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de uma vasta obra, de que se destaca La Nouvelle Vague, une école esthétique, Esthétique du film, Analyse des films, Le jeune cinéma français.
Aqui ficam algumas das entradas da obra:
Cahiers du cinéma, Cinéthique, Crítica, Macmahonismo, Positif, Revistas de Cinema, Star system, Trafic, Abstracto, Acção, A-cinema, Actor, Acusmática, Alargado (cinema), Analogia, Arte, Atracção, Autor, Campo, Cena, Cenografia, Cineasta, Cinema de poesia, Cinema sonoro, Cinema total, Cinematismo, Cinematografia, Cineplástico, Colocação em gesto, Colocação em jogo, Colocação em quadro, Composição, Contínuo e Descontínuo, Contracampo, Contraponto (montagem a), Contraponto orquestral, Cor, Corpo, Correspondência das artes, Desconstrução, Desenquadramento, Distanciamento, Drama, Duração, Efeito de real, Efeito de realidade, Efeito ecrã, Efeito, Emoção, Encenação, Encenador, Enquadramento, Escultura, Espaço, Estética, Estilo, Êxtase, Factores de diferenciação, Fascínio, Figura, Figural, Figurativo, Fora de campo, Fora de quadro, Forma, Formalismo, Fotogenia, Fragmento, Gag, Glamour, Iconografia, Iconologia, Ilusão, Imagem mental, Imagem, Imaginário, Impressão de realidade, Improvisação, Instalação, Interpretação, Intervalo, Lugar, Matéria, Material, Metafilme, Métrica, Migração, Moderno, Modo de representação, Montagem cubista, Montagem das atracções, Montagem harmónica, Montagem intelectual, Montagem interdita, Montagem, Mudo, Música, Não representado, Negro, Olhar, Orgânico, Pantomina, Paradoxo do actor, Patético, Perspectiva temporal, Perspectiva, Pintura, Plano sequência, Poética, Política dos autores, Presença, Quadro (tableau), Quadro vivo, Quadro, Quarta parede, Realizador, Representação, Reprodução, Reutilização, Ritmo, Ruína, Sublime, Syncinema,Teatro filmado, Teatro, Tema, Transparência, Vídeo arte, Visível, Visual, Afílmico, Cinema, Diegese, Efeito ecrã, Efeito phi, Espectatorial, Filme, Fílmico, Filmofânico, Filmográfico, Filmologia, Grande criador de imagens, Impressão de realidade, Movimento aparente, Percepção, Profílmico, Aventura, Barroco, Biografia, Biográfico (filme), Bis, Blaxploitation, Burlesco, Caligarismo, Caligrafismo, Cinema alargado, Cinema clássico, Cinema de poesia, ...