27.10.10

Filosofia da Arte











Título: Filosofia da Arte
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 304
ISBN: 978-989-8285-19-5
Preço: 26,00 € (IVA inc.)


Das estátuas de demónios e escudos de guerreiros aos readymades de Duchamp, o que é preciso para que um objecto seja arte?
Filosofia da Arte é uma obra destinada ao leitor interessado pela estética. Perseguindo a questão sobre o que define o que é ou não arte, tem por objectivo apresentar as modalidades mais destacadas da filosofia analítica: teoria da arte, formalismo e neoformalismo, estética da arte, neowittgensteinianismo, teoria institucional da arte, assim como abordagens históricas da natureza da arte.
Claro e conciso, as teorias filosóficas abstractas que apresenta são ilustradas através de numerosos exemplos da arte tradicional e contemporânea, o que contribui para uma mais fácil aproximação ao objecto do livro, enriquecendo assim a compreensão do leitor quer da teoria quer da apreciação geral da arte.


Noël Carroll, nascido em 1947, é um filósofo americano considerado uma autoridade na análise de estética cinematográfica. Os seus trabalhos incidem particularmente sobre a filosofia da arte, a teoria dos média e também sobre a filosofia da história, abrangendo ainda as áreas da filosofia da literatura, da filosofia das artes e da teoria social da cultura.
Doutorado em Filosofia e em Estudos de Cinema, foi presidente da American Society Aesthetics, e é actualmente professor de filosofia no CUNY Graduate Center, em Nova Iorque.



Este é o primeiro título de Synopsis, uma nova colecção de manuais: livros que pela exposição de temas, disciplinas, ramos e departamentos do saber contribuam para uma melhor sistematização e consolidação do conhecimento.