13.2.13

A verdade sobre a tragédia dos Romanov




A verdade sobre a tragédia dos Romanov 

Marc Ferro


Coleção: «Extra Coleção», n.º 6
Género: História
Formato: 14 x 21 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 176 + 4  (imagens)
Publicação: janeiro de 2013
ISBN: 978-989-8285-73-7
Preço: 17,90 € 


Um livro destinado ao público em geral, a quem se interesse pela investigação histórica e/ ou pelo destino da família Romanov.

Na noite de 16 para 17 de julho de 1918, na região dos Urais, o czar Nicolau II, a sua mulher e filhos – Olga (22 anos), Tatiana (21 anos), Maria (19 anos), Anastásia (17 anos), e Alexis, o herdeiro (13 anos) – são executados pelos bolcheviques.
Marc Ferro nunca acreditou nesta versão oficial.
Apoiado em documentos e com o rigor de grande historiador, Ferro questiona o assassinato dos Romanov. Juízes ou testemunhas vítimas de morte súbita ou simplesmente executados, documentos falsificados, peças do dossiê de instrução que desapareceram, testes de ADN controversos colocam-no na pista de uma hipótese inconfessável e sacrílega: a czarina e as filhas foram salvas graças a um acordo secreto entre os bolcheviques e os Alemães. Mãe e filhas ter-se-ão mantido em silêncio para que o seu salvamento não viesse a público. Só permanece a incógnita sobre a sorte do herdeiro, Alexis, por falta de informação documental.
Numa narrativa empolgante, Marc Ferro derruba um verdadeiro tabu da história e esclarece um dos grandes mistérios do século XX. 


Professor na EHESS (École d'Hautes Études de Sciences Sociales), codiretor da revista "Les Annales"Marc Ferro é autor de La Révolution de 1917La Grande Guerre, de Cinéma et Histoire, Histoire des Colonisations, etc.
Durante onze anos dirigiu o programa Histoire parallèle, do canal ARTE.