2.8.13


A Análise do filme 
Jacques Aumont e Michel Marie

Coleção: «Coleção de bolso», n.º 2
Género: Cinema, Estética, Crítica
Formato: 12 x 17cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 320 pp.
Publicação: junho de 2013
ISBN: 978-989-8285-77-5
Preço: 13,90 € (IVA inc.) 


Uma obra destinada a alunos de cursos de cinema, televisão e audiovisual, interessando especialmente aos investigadores e críticos da área do cinema, sempre em busca de livros sobre esta temática. 

Abordando diversas análises de filmes praticadas dos anos de 1970 em diante, os autores apresentam e comentam aquelas que consideram ser as melhores, bem como os respectivos contributos metodológicos. Procurando definir a actividade de análise, são também abordadas as análises «textual», a narratológica aplicada ao filme e a da imagem e do som. Tendo sempre presentes as relações da análise com a história, que estão na origem deste tipo de investigações, chama-se a atenção para o facto de não haver uma solução única para a análise fílmica, sendo antes discutido um conjunto de métodos possíveis.

Jacques Aumont é professor de história e de estética do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), e foi também director do Collège d'histoire de l'art cinématographique (Cinemateca francesa). Personalidade de destaque no ensaísmo e na crítica cinematográfica, é autor de uma vasta obra de análise crítica e divulgação, de que salientamos O Cinema e a  EncenaçãoA Imagem, ambos publicados pela Texto & Grafia nesta mesma colecção.
Michel Marie é professor de história e de estética do na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual; ensinou igualmente  no Québec e no Brasil, e é vice-presidente da Cinemateca universitária. Personalidade de relevo internacional no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de uma vasta obra, de que se destaca La Nouvelle Vague, une école esthétique, Esthétique du filmLe jeune cinéma français.