21.3.14

As contradições de uma época





TÍTULO O Amor no Tempo dos Libertinos
AUTOR Patrick Wald Lasowski
COLEÇÃO Uma História de, número 15
GÉNERO História / Modos e Costumes
FORMATO 15,5 x 23,5 cm
CAPA Brochada
PÁGINAS 200
PUBLICAÇÃO março de 2014
ISBN 978-989-8285-90-4
€ 19,90 (IVA inc.)

"Cantoras, atrizes, bailarinas, coristas, figurantes e debutantes animam com as suas aventuras a crónica amorosa, à imagem das irmãs Souris, atrizes secundárias da Ópera entre 1718 e 1727 que surgiram no mundo galante. Ligada ao duque de Carignan, com um caso de 24 horas na companhia do duque de Richelieu, a Souris mais velha é amante de Filipe de Orleães, de quem ela gasta as recompensas com um pajem do duque de Luxemburgo. Como a Ópera comunica com os seus apartamentos do Palácio Real, o Regente encontra-a facilmente, sempre cada vez mais familiar. Ao ponto de Charles de Nocé recomendar à jovem: «Não o trateis por 'Filipe.' – Como chamar 'Monsenhor' a um homem que foi tantas vezes visto aos seus pés?»" (Da obra)

O século xviii francês é um longo período de cerca de 100 anos carregado de enigmas. Na verdade, não parece concebível que, no mesmo tempo e no mesmo espaço, tenham podido coexistir «o grande ambiente de deboche» característico de uma cultura de prazer (e de vício) de que a libertinagem é o símbolo, e a instauração gradual na sociedade dos valores do Iluminismo, em paralelo com a publicação da Enciclopédia, que reuniu os grandes nomes da ciência e filosofia de então.
Um século grande, vertiginoso e com o seu quê de fascinante, que culmina, na própria França, com a revolução de 1789; e que, antes, marcava o nascimento da América, em sucessivas ações militares e políticas que tiveram na França a grande inspiradora.
Podemos afirmar, sem exagero, que se trata de um livro de História que se lê avidamente, tal o ritmo narrativo que o Autor soube imprimir num livro que é um espelho fiel da época que retrata admiravelmente.

O público leitor deste livro está, em primeiro lugar, entre os aficionados pela História e os seus grandes momentos; também, pela temática que aborda – o libertinismo no século xviii francês – e pela descrição ousada e colorida dos costumes da época, é uma crónica social que interessará aos amantes da reportagem jornalística avant la lettre.

Patrick Wald Lasowski, é professor de Literatura Francesa na universidade de Paris VIII (Vincennes Saint Denis).Grande especialista do século XVIII francês, deu aos temas da libertinagem atenção especial, sendo autor de numerosas obras como Libertines, L'amour et la galanterie, Le Traité du transport amoureux, Dictionnaire libertin, L'espion libertin ou le calendrier du plaisir, entre outras.
É também responsável pela edição dos Romanciers libertins du XVIII.e siècle.