1.4.08

Os primeiros quatro títulos IV

COGITO ERGO SUM
Dicionário Comentado de Expressões Latinas

por Orlando de Rudder


Colecção: Índice
Formato: 15,5 x 23,5 cm
N.º de páginas: 254
ISBN: 978-989-95689-0-7
PVP: 24,00€ (IVA inc.)


Esta obra condensa cerca de 200 citações, locuções ou expressões de origem latina que chegaram até nós vindas da Antiguidade ou de tempos menos remotos: sábias e doutas fórmulas, ou divertidas variações delas.
A cada uma é consagrado um artigo em que o historial da expressão é contado em pormenor; a origem, a fonte e o contexto do seu emprego abrem para um comentário erudito e bem-humorado que mistura referências literárias, saborosas historietas, reflexões picantes.

Orlando de Rudder é autor de dezena e meia de livros em que brilham a erudição, o humor sadio, a elegância da escrita. A sua vida é, por si só, uma autêntica obra de ficção; nascido em 1950, numa viagem de comboio que os pais faziam com destino a Roma, foi Pio XII quem lhe deu o nome de baptismo.
A mãe, cantora, abandona-o, e ele segue o pai, crítico gastronómico de grande reputação e um dos fundadores do famoso Gault et Millau; após peripécias várias, Orlando de Rudder acaba por se encontrar só em Paris, com a idade de catorze anos.
Cedo começa a frequentar os meios literários parisienses, travando amizade com alguns dos maiores escritores e literatos franceses. Doutorado em Letras, professor de linguística medieval e de guitarra, pugilista, tem nas letras francesas um lugar verdadeiramente à parte, de estima e apreço unânimes da crítica e do público.