Colecção: Mi.mé.is n.º 5
Formato: 15,5 x 23,5 cm
N.º de páginas: 216
Publicação: Janeiro de 2010
ISBN: 978-989-8285-02-7
PVP: 22,00€ (IVA inc.)
Formato: 15,5 x 23,5 cm
N.º de páginas: 216
Publicação: Janeiro de 2010
ISBN: 978-989-8285-02-7
PVP: 22,00€ (IVA inc.)
Abordando as diversas análises de filmes praticadas dos anos 70 em diante, os autores apresentam e comentam aquelas que consideram ser as melhores análises, bem como os respetivos contributos metodológicos.
Procurando definir a atividade de análise, são também abordadas as análises «textual», a narratológica aplicada ao filme e a da imagem e do som.
Tendo sempre presentes as relações da análise com a história, que estão na origem deste tipo de investigações, chama-se a atenção para o facto de não haver uma solução única para a análise fílmica, sendo antes discutido um conjunto de métodos possíveis.
Procurando definir a atividade de análise, são também abordadas as análises «textual», a narratológica aplicada ao filme e a da imagem e do som.
Tendo sempre presentes as relações da análise com a história, que estão na origem deste tipo de investigações, chama-se a atenção para o facto de não haver uma solução única para a análise fílmica, sendo antes discutido um conjunto de métodos possíveis.
Jacques Aumont é professor de história e de estética do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), e foi também diretor do Collège d'histoire de l'art cinématographique (Cinemateca francesa). Personalidade de destaque no ensaísmo e na crítica cinematográfica, é autor de uma vasta obra de análise crítica e divulgação, de que salientamos O Cinema e a Encenação, A Imagem, ambos publicados pela Texto & Grafia nesta mesma coleção.
Michel Marie é professor de história e de estética do na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual; ensinou igualmente no Québec e no Brasil, e é vice-presidente da Cinemateca universitária. Personalidade de relevo internacional no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de uma vasta obra, de que se destaca La Nouvelle Vague, une école esthétique, Esthétique du film, Le jeune cinéma français.
Michel Marie é professor de história e de estética do na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual; ensinou igualmente no Québec e no Brasil, e é vice-presidente da Cinemateca universitária. Personalidade de relevo internacional no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de uma vasta obra, de que se destaca La Nouvelle Vague, une école esthétique, Esthétique du film, Le jeune cinéma français.