25.3.10

Função do Cinema











Título: Função do Cinema — e das outras artes
Formato: 14 x 21 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 144
ISBN: 978-989-8285-12-6
PVP: 14,00 € (IVA inc.)




Contemporâneo da fabricação em série, do motor e da mecanização, nascidos da ciência moderna, o cinema é a arte da civilização própria da máquina; é este o eixo central em torno do qual Elie Faure desenvolve as suas apaixonadas reflexões em Função do Cinema, dos mais belos e vibrantes textos escritos até hoje sobre a 7.ª arte, numa linguagem poética de fôlego épico.
Associando e comparando o cinema com a pintura, a dança, o teatro, a arquitectura, a música, identifica a sua natureza profunda, ao mesmo tempo rítmica e plástica, sublinhando o seu carácter novo de criação colectiva, e extraindo daí destino, vocação e mística.
As análises proféticas de Elie Faure coincidem praticamente em todos os aspectos com as orientações que posteriormente a este escritor o cinema (e as outras artes também) viria a assumir.

Elie Faure nasceu em Sainte-Foy-la-Grande em 4 de Abril de 1873, e morreu em Paris em 29 de Outubro de 1937; a sua vida desenrolou-se no centro do turbilhão da primeira metade do século XX, pois participou como médico militar na Grande Guerra, e assistiu ainda à eclosão da Guerra Civil em Espanha.
Concluiu muito jovem, em Paris, o curso de medicina, e exerceu nos bairros populares da cidade, mas foi sobretudo a actividade de crítico e ensaísta de arte que veio a marcar toda a sua vida futura, partilhada igualmente pelas causas políticas e pela militância em movimentos socialistas.
Fruto da sua paixão pela arte, faz conferências regulares na universidade popular “La Fraternelle”, das quais virá a extrair a obra monumental História da Arte, pela qual se tornou mundialmente conhecido, e que hoje é referência nos estudos estéticos sobre arte.
O seu interesse pelo cinema levou-o a escrever artigos dispersos, de uma beleza e poesia incomparáveis, que aqui se reúnem em volume.