2.7.10

Estética da Montagem











Título: Estética da Montagem
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 144
ISBN: 978-989-8285-16-4
Preço: 16,00 € (IVA inc.)

A montagem no cinema não se resume a uma operação técnica que consiste em cortar e colar pedaços de película para deles fazer um filme; é uma operação complexa que exige criatividade, e que implica uma total proximidade da estética da obra: associar imagens por uma certa ordem, ordená-las segundo o ritmo pretendido, criar rupturas ou continuidades, é aquilo em que consiste a arte da montagem.
O objectivo deste livro é traçar um panorama das diferentes concepções da montagem ao longo da história do cinema, e propor uma análise desta técnica em numerosos domínios de representação.
O autor ilustra a sua exposição com exemplos de montagens de filmes, especialmente de autores como Orson Welles, Alain Resnais ou Maurice Pialat, mostrando em que medida a evolução das técnicas e das práticas de montagem influencia a estética dos filmes.

Vincent Amiel é professor na Universidade de Caen. Publicou inúmeros artigos na revista Positif e Esprit. Além deste Estética da Montagem, publicou ainda as obras Le corps du cinéma (PUF, 1998) e Formes et obsessions du cinéma américain (Klincksieck, 2003).