2.7.10

A Prosperidade do Vício











Título: A Prosperidade do Vício
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 208
ISBN: 978-989-8285-13-3
Preço: 19,00 € (IVA inc.)


Este livro espantoso é uma viagem; uma viagem que mostra como a economia tem moldado a sociedade ao longo dos tempos. É também um fresco impressionante, que nos conduz do Império Romano ao de Hollywood, da crise dos anos 1930 à crise do subprime, da Alemanha do Kaiser à China contemporânea.
Uma viagem inquieta, ensombrada por uma questão: como é que o Ocidente, que arrancou a humanidade à fome e à miséria, foi capaz do suicídio colectivo das duas guerras mundiais? Qual o veneno, o vício escondido que corrói a Europa?
Mas as questões não são só retrospectivas, pois o mundo ocidentaliza-se velozmente: poderiam as tragédias europeias repetir-se na Ásia ou noutros pontos do globo? Conseguirá o planeta evitar um novo suicídio colectivo, desta vez ecológico? Como a presente crise financeira brutalmente lembrou, uma incerteza de ordem sistémica paira sobre o capitalismo; saberemos para onde nos leva, para onde arrasta o mundo?
São estas as questões que condicionarão o século XXI, e que são analisadas com concisão, erudição e notável sobriedade por Daniel Cohen neste livro importante que dá um retrato fiel da história da humanidade e das incertezas que pesam sobre o seu destino.

Daniel Cohen, nascido em 1953, é professor universitário de economia, editorialista no jornal Le Monde, conselheiro científico da OCDE, e membro do Conselho de Análise Económica do primeiro-ministro francês.
A vasta obra que até agora publicou na área da economia confere-lhe estatuto de projecção mundial; para as suas análises sóbrias e eloquentes do homem na sociedade, convoca também a História, a Sociologia e a Filosofia.
Em 1997, o Nouvel Observateur atribuiu-lhe o prémio «economista do ano», e, em 2000, foi laureado com o prémio «melhor livro de economia» (atribuído pelo senado francês).