2.7.10

A Vida Sexual na Roma Antiga










Título: A Vida Sexual na Roma Antiga
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 284 + 8 páginas a cores de extratexto em papel couché, essencialmente com representações de frescos encontrados em Pompeia.
ISBN: 978-989-8285-15-7
Preço: 24,00 € (IVA inc.)

A concepção de sexualidade nas sociedades modernas baseia-se na distinção de género, e categoriza as pessoas em heterossexuais, homossexuais e bissexuais. Na Roma Antiga, considera-se sobretudo o estatuto social e a faixa etária, enquanto que a orientação principal, imposta pela legislação e pelos costumes, determina que os cidadãos masculinos penetrem mas nunca sejam penetrados; todos os outros o podem ser, em condições que variam consoante se trate de matronas respeitáveis, coquetes libertas, cortesãs, prostitutas ou escravos de ambos os sexos.
O leitor mais interessado pelas vertentes da História não deixará de associar a visão que transparece da leitura à influência que exerceu na Igreja de Cristo a amálgama de prescrições, leis e éditos que o poder do Império Romano implementou para regular a vida sexual da população.
Dotada de um perfeito conhecimento da literatura latina, a autora consegue que os textos falem, desvendando as relações existentes entre a prática sexual, o prazer feminino e o sentimento amoroso, além de focar os casos de imperadores conhecidos pelas suas inclinações libidinosas, como Tibério, Calígula e Nero.

Géraldine Puccini-Delbey é professora de língua e literatura latinas na Universidade de Bordeaux III, tendo centrado a sua atenção de investigadora especialmente na obra desse extraordinário autor latino que é Apuleio, romancista do século II da nossa era.
Na sua obra ensaística, além de A Vida Sexual na Roma Antiga, merece destaque a obra Amour et désir dans les métamorphoses d’Apulée.