8.5.09

LÓGICA - brevemente nas livrarias






Colecção: Pilares, n.º 3
Formato: 16 x 24 cm
N.º de páginas: 144
ISBN: 978-989-8285-00-3
PVP: 16,00€ (IVA inc.)


«Tudo na natureza, tanto no mundo inanimado como no animado, acontece segundo regras, embora nem sempre conheçamos estas regras. […] Visto que o entendimento é a fonte das regras, de acordo com que regras ele próprio procede?» da Introdução (I. Kant)


Não sendo uma das obras nucleares no conjunto dos escritos de Kant, Lógica é sempre referida com apreço, principalmente no que toca às quatro famosas questões – Que posso saber? Que devo fazer? Que me é permitido esperar? Que é o homem? – e também quanto aos dois conceitos de filosofia, o escolástico e o cósmico. Porém, ao leitor atento, outros aspectos relevantes se impõem e despertam a sua atenção: a noção clara de lógica enquanto ciência, a sua especificidade, a crítica e a rejeição da sua fundamentação pela psicologia, a função e o papel da lógica. Além da visão concisa e estilizada do conhecimento que Kant aqui oferece, deparará ainda com numerosas observações cheias de interesse e por vezes muito inspiradoras.

Immanuel Kant (1724-1804) nasceu, viveu e morreu em Königsberg, uma cidade da Prússia Oriental. De origens humildes, recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade de Königsberg a partir de 1740, como estudante de filosofia e matemática, vindo mais tarde a desempenhar funções de professor na mesma instituição. Pacifista convicto, é lendária a forma extremamente regrada como vivia. Escreveu as suas principais obras depois dos cinquenta anos, quando Hume o despertou do «sono dogmático», e o seu legado é um dos mais importantes marcos da Filosofia, sentindo-se a sua influência ainda hoje.

Brevemente nas livrarias, esta obra destina-se a todos os leitores, especialmente aos que se interessam pela Filosofia em geral e pela Lógica em particular.