6.5.09

QUE É A MÚSICA? - já nas livrarias!






Colecção: Biblioteca Universal, n.º 8
Formato: 14 x 21 cm
N.º de páginas: 160
ISBN: 978-989-95689-4-5
PVP: 16,00€ (IVA inc.)


Estas páginas, agora propostas na nossa língua, trazem-nos alguns temas e núcleos de pesquisa e interpretação da arte musical de dois dos mais insignes musicólogos do século XX. Não se trata apenas de análises de carácter histórico, mas sobretudo de um juízo estético multiforme e polarizado em que se manifesta, por um lado, o seu profundo conhecimento do devir temporal da música europeia e, por outro, também a sua grande familiaridade com o pensamento filosófico, que os dois sabem explorar e aproveitar na fundamentação da sua concepção da arte dos sons. Sai‑se desta leitura com uma imagem mais apurada desta arte e, sobretudo, com um desejo de dela se querer saber mais – no fundo, a pergunta, que se espraia ao longo destas páginas, não recebe uma resposta definitiva; é um convite a mantê‑la viva.

Carl Dahlhaus (1928-1989) estudou direito, música e literatura em Gotinga e Friburgo e doutorou-se em musicologia em 1953, com uma tese sobre Josquin des Prés. O seu campo de investigação foi a estética, a teoria e a análise musical. Ensinou musicologia nas universidades de Saarbrücken, de Berlim e de Princeton, além de ter desenvolvido uma actividade incansável e vasta como publicista e conferencista. Na sua metodologia histórica tentou combinar o tema da autonomia da música com uma profunda consciência das suas formas históricas e sociais.

Hans H. Eggebrecht (1919-1999) fez estudos de música, filosofia e literatura alemã em Weimar e Berlim e foi professor de musicologia em Friburgo desde 1961 a 1988. Além da actividade editorial na área da história da música – da qual traçou um panorama muito pessoal em Música no Ocidente (1991) – escreveu sobre música medieval, H. Schütz, J. S. Bach e o classicismo vienense, além de obras de estética musical, onde se nota a particular influência do filósofo Roman Ingarden.

Esta obra destina-se a todo os estudiosos da teoria musical mas também a todos aqueles que buscam uma explicação fundamentada dos fenómenos musicais.