19.10.09

O Que Nos Torna Humanos?






O Que Nos Torna Humanos?
Formato: 14 x 21 cm
N.º de páginas: 176
ISBN: 978-989-8285-07-2
PVP: 19,00€ (IVA inc.)

O que nos torna humanos? Serão as nossas capacidades cognitivas, o nosso uso de ferramentas, a nossa capacidade de contar histórias, a nossa curiosidade ou o facto de cozinharmos? Além do 1% de ADN que nos diferencia dos chimpanzés, o que há mais que nos torne únicos?
Para tentar responder a este enigma, Charles Pasternak convidou alguns dos pensadores mais proeminentes da actualidade a apresentarem as suas ideias sobre o que distingue o homem do macaco. Susan Blackmore, Robin Dunbar, Ian Tattersall, Stephen Oppenheimer e outros grandes especialistas em diversas áreas conduzem-nos numa viagem fascinante pelo trilho do homo sapiens.
Da matemática à música, da fala à imitação, da hipotética existência de uma alma à capacidade de ler outras mentes, O Que Nos Torna Humanos? apresenta abordagens cruzadas e complementares. Seremos meio símios ou meio anjos? Eis um questionamento profundo da humanidade e da natureza humana no ano em que se comemora o segundo centenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e os 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies (1859).

Em conjunto com Charles Pasternak, os doze autores que tornaram esta obra possível vêm de áreas tão distintas como a Genética (Walter Bodmer), a Igreja (Richard Harries), a teoria política e as relações internacionais (David Hulme), a Bioquímica (Charles Pasternak), a Antropologia (Ian Tattersall e Richard Wrangham), a Biologia (Lewis Wolpert) e a Psicologia (Susan Blackmore, Michael Corballis, Maurizio Gentilucci, Tom Suddendorf, Andrew Whiten). Valendo-se de conhecimentos e experiência adquiridos nas suas áreas de investigação, cada um a seu modo procurará responder ao mesmo enigma: o que nos distingue dos outros animais (em particular do chimpanzé, com quem partilhamos quase todo o nosso código genético)?