19.10.09

Mitologia Clássica - Mitos, Deuses, Heróis





Mitologia Clássica -  Mitos, Deuses, Heróis
Colecção: Biblioteca Universal, n.º 12
Formato: 14 x 21 cm
N.º de páginas: 160
ISBN: 978-989-8285-08-9
PVP: 16,00€ (IVA inc.)

Zeus, Hera, Apolo, Ártemis, Hermes, Afrodite, Dioniso… Héracles, Teseu, Jasão, Medeia, Aquiles, Heitor, Ulisses… A Eneida, A Ilíada e A Odisseia – quem nunca ouviu falar destes deuses e deusas, destes heróis, destas personagens e narrativas lendárias? Nestas páginas são-nos narrados os amores, as intrigas e os castigos destas figuras que, sempre presentes, continuam a alimentar o nosso imaginário com as suas aventuras.
A mitologia clássica ainda consegue emocionar pela força evocadora das narrativas que nos legou; é esse o objectivo alcançado por este texto, exemplar, de Pierre Grimal, de quem já publicámos, nesta colecção, História de Roma.


É à Grécia que devemos o nome e a própria noção de mitologia. O mito é tudo o que se dirige à imaginação, com a sua verdade, e sua verosimilhança, e a força da persuasão que lhe confere a sua beleza.
Pierre Grimal


Pierre Grimal (1912-1996) deixou atrás de si uma obra vastíssima, constituída por dezenas de volumes em que trata com erudição e simplicidade muitos dos grandes momentos das duas civilizações maiores da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma.
Licenciou-se em Letras em 1935, foi membro da Escola Francesa de Roma, professor de Latim e depois de Civilização Romana nas Universidades de Caen, Bordeaux e finalmente na Sorbonne, durante trinta anos.
Publicou inúmeros estudos sobre Roma (muitos dos quais se encontram traduzidos em português), além de traduções de muitos autores clássicos, latinos e gregos.