De 1945 aos nossos dias (vol.1I)
Escrito numa linguagem simples e transmitindo de forma clara e sintética o que tem caracterizado o relacionamento dos países nas mais variadas situações que vão compondo a História global, este livro interessará ao público em geral, assim como aos estudantes e profissionais das áreas de Diplomacia, História, Relações Internacionais, Sociologia, Direito…
Jean-Baptiste Duroselle e André Kaspi
Coleção: Uma História de, n.º 14
Género: História / Relações Internacionais
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 624
Publicação: fevereiro de 2014
ISBN: 978-989-8285-82-9
Preço: € 26,00 (IVA inc.)
Logo após a Segunda Guerra Mundial, começa nova guerra, desta vez sem armas (a Guerra Fria), que opõe os Estados Unidos à União Soviética. O mundo tornou-se bipolar: cada um dos dois super grandes procura reunir à sua volta aliados e clientelas, o campo socialista de um lado, o mundo livre do outro.
Em breve irá surgir uma terceira força, que tentará manter as distâncias em relação aos dois principais protagonistas.
Após o desaparecimento da União Soviética tudo se modifica. No último decénio do século XX, a Rússia, a China e a União Europeia ocupam um lugar determinante. Os Estados Unidos são os únicos a conservar o estatuto de superpotência política e diplomática, económica e tecnológica, militar e cultural. Mas o equilíbrio internacional permanece frágil.
Em todos os continentes, Estados e regiões inteiras são postos a ferro e fogo, ameaçando a segurança do planeta. Mais do que nunca, a incerteza no dia de amanhã suscita angústia, embora vão surgindo sinais apaziguadores das tensões.
No final do primeiro decénio do século XXI, os Estados Unidos enfrentam a concorrência da China, os países emergentes ocupam lugar cada vez mais destacado, e a ordem mundial encontra-se ameaçada em vários pontos do globo.
Verdadeiro ensaio de «história global», esta obra dirige-se a todos os que querem compreender como se desenhou o mundo de hoje e colocar em perspetiva as questões do presente e do futuro na era da globalização. Em mais de setenta capítulos, divididos em três partes, esmiúçam-se de forma sucinta e clara os temas mais abrangentes das Relações Internacionais, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até à crise global em pleno século XXI, sem esquecer os problemas sociais (fluxos migratórios) e ambientais (as ameaças ao meio ambiente) causados pela globalização, passando por todos os conflitos que sacudiram o mundo, desde 1945 até ao presente.
Jean-Baptiste Duroselle (1917-1994) foi membro do Institut de France, professor de História das Relações Internacionais na Sorbonne e autor de uma obra imensa, que começou a publicar muito cedo e na maior parte da qual se ocupa da França, da Europa e do Ocidente em geral, orientando-a sobretudo para as vertentes da historiografia, das relações internacionais, da política dos povos e civilizações.
Historiador de grande projeção universal, é sobretudo reputado por esta História das Relações Internacionais (1919 a 1945), de que o segundo tomo, que vai de 1945 até aos nossos dias, foi prosseguido por André Kaspi após a morte de J.-B. Duroselle em 1994.
André Kaspi, nascido em 1937, é um historiador francês especialista em história dos Estados Unidos, tendo sido professor de Civilização Americana na Universidade de Lille e na Sorbonne (Paris 1) de 1988 a 2006. Dirigiu o departamento das Ciências do Homem e da Sociedade no CNRS. Especialista também de História da Segunda Guerra Mundial, é autor de uma vasta bibliografia sobre as suas áreas de especialização. A partir da morte de Jean-Baptiste Duroselle em 1994, André Kaspi tem assegurado a atualização das sucessivas edições de História das Relações Internacionais de 1945 aos nossos dias.