13.2.14

Uma perspetiva minuciosa e completa da história económica mundial





TÍTULO História Económica do Mundo
AUTOR Jacques Brasseul
COLEÇÃO Nova Coleção de Bolso, n.º 5
GÉNERO História
FORMATO 12 x 17 cm
CAPA Brochada
PÁGINAS 432
PUBLICAÇÃO fevereiro de 2014
ISBN 978-989-8285-85-0
15,90 (IVA inc.)

Percorrer um período de tempo que vai da Revolução Neolítica da há dez mil anos à crise dos subprimes de 2008-2010 implica obviamente escolhas. Assim, esta obra está principalmente centrada na história económica do mundo ocidental e da bacia mediterrânica, embora aborde naturalmente todos os continentes – por exemplo, o Médio Oriente na Antiguidade ou na época colonial, o mundo muçulmano na Idade Média, a Ásia e a África a partir dos primórdios da globalização nos séculos xv e xvi, etc. Este livro dá ênfase a essa rutura fundamental, bem como à Revolução Industrial na Grã-Bretanha no século xviii e às respetivas consequências: a industrialização que se segue nos séculos xix e xx por todo o mundo.

A política económica está em constante mudança. A crise financeira e a turbulência que afetou a zona euro abalaram as certezas do passado recente. Numa linguagem clara, a presente obra oferece-nos uma perspetiva minuciosa e completa da história económica mundial. 

Nascido em 1946, Jacques Brasseul, economista e professor universitário, é doutorado em ciências económicas pela Universidade de Lião.

Professor emérito na Universidade du Sud Toulon-Var, ensinou nas universidades de Paris XIII Villetaneuse, Paris III Sorbonne Nouvelle, Paris VIII Vincennes, Jean Moulin Lyon III, tendo também lecionado no Quebéc (Canadá) e nas universidades de Minnesota e da Geórgia, nos Estados Unidos.