13.2.14

Novidade Edição de Bolso





TÍTULO O Renascimento
AUTOR Peter Burke
COLEÇÃO Nova Coleção de Bolso, número 6
GÉNERO História
FORMATO 12 x 17 cm
CAPA Brochada
PÁGINAS 144
PUBLICAÇÃO fevereiro de 2014
ISBN 978-989-8285-84-3
9,90 (IVA inc.)

Na história da civilização ocidental, o período que ficou conhecido por Renascimento assinala o advento da Era Moderna; as suas implicações na ciência, no pensamento, nas artes prenunciam o «Século das Luzes», matriz das sociedades de hoje. Neste estudo, Peter Burke distancia-se na interpretação que tradicionalmente se faz do Renascimento, como sendo de raiz essencialmente italiana, deliberadamente desligado da Idade Média, destacando a presença de elementos medievais no processo de adaptação criativa das formas e valores clássicos aos novos contextos renascentistas, não só na Itália mas também em muitos outros pontos da Europa.

Num livro tão curto exige-se uma clareza que se obtém não pelo tamanho, mas pelo enfoque. Por essa razão, este trabalho é muito útil como um primeiro passo, ou um refrescamento, para o mundo mais vasto do tema "Renascimento", oferecendo ao estudante e ao amante de História uma visão completa de interpretações académicas do período.

Peter Burke, um dos historiadores ingleses contemporâneos de maior projeção universal, é autor de uma vastíssima obra, traduzida em praticamente todo o mundo. É doutorado pela Universidade de Oxford, foi professor de História das Ideias na School of European Studies da Universidade de Essex, e em Princeton; atualmente é professor emérito na Universidade de Cambridge.